terça-feira, 29 de outubro de 2019

ANO NOVO, NOVA CAMINHADA


De acordo com nossos encontros de Formação, com a Avaliação Institucional e com os resultados que a comunidade escolar apontou através dos “gols” marcados (Projeto Rede Escolaí/Tarefa 5)  os encaminhamentos que fizemos para 2020 compôem nosso Plano de  Ação.
Eis algumas dessas ações:
  • Pretendemos incrementar a sala ambiente buscando elementos para que essas salas tenham maiorsignificado para aprendizagem dos nossos estudantes.
  • Buscar o Protagonismo estudantil, que seria para eles atuarem mais efetivamente na Rádio Escola, tomarem decisões coletivas para a melhoria das ações da escola. Trabalhar com o Grêmio, que já está implantado mas que precisa de mais elementos, mais trabalhos efetivos para que ele se concretize e que os alunos possam realmente exercer o protagonismo.
  • Continuar atuando com projetos integrados, interdisciplinares, como o “Rede Escolaí”, que tanto tem acrescentado às nossas práticas pedagógicas, a partir de uma visão ampliada no que tange as relações socioafetivas na escola, importantes para a construção da relação professor aluno trazendo relevantes contribuições para o processo de ensino aprendizagem.
  • Traçar estratégias de atuação, principalmente ao que diz respeito ao patrimônio público e também a questão da leitura, escrita e raciocínio lógico , tão importantes.
  • Aproximar ainda mais a comunidade da escola com atividades que já foram feitas esse ano tanto no diurno quanto na EJA (Educação de Jovens e Adultos) buscando a presença da comunidade na escola, na efetivação dos projetos. Exemplo do projeto  "Horta Escolar como artefato pedagógico", Projeto Capoeira, dentre outros que temos como meta dar continuidade.
  • Reforçar a questão da diversidade e do pertencimento que são objetivos comuns a todas as escolas principalmente no território em que o “Vercenílio” está localizado. Considerando que ele está próximo de uma área de preservação ambiental permanente(APP), está próximo de um Parque Natural e têm algumas contradições próximas à ele. Por exemplo a estação de tratamento de esgoto, um lugar de transbordo. Trazer isso para que os alunos possam pensar e repensar sobre o território em que vivem.
  • Trabalhar com a questão dos conflitos territoriais que eles vivenciam no cotidiano. Buscar isso porque temos visto resultados surpreendentes ao longo da nossa caminhada aqui na escola.
  • Lutar pela melhoria das condições do prédio escolar, como a climatização e um melhor aproveitamento dos espaços.
Então são objetivos muito voltados para isso: a valorização da vida em sua plenitude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário